Actividades FEPAL

SPBSB - I Encuentro Interregional de Psicoanálisis de Adultos de FEPAL

separador_negro
Fecha: 23 y 24 de junio de 2017
Lugar: IESB – Campus Sul – Brasilia, Brasil.
separador_negro

Descripción

“El Psicoanálisis Contemporáneo. La Falta y el Exceso

Fundamento: Frente a una nueva realidad discursiva y sintomática en la clínica, y que se desarrolla en este mundo en transformación, pensamos en la evidencia en que se colocan los trastornos narcisistas, generando impases que se ubican entre la promesa de felicidad y la falta que se presenta. Todo esto sugiere que una nueva articulación entre las pulsiones y las relaciones de objeto se impone, frente a lo que Freud, allá por 1930, ya enunciaba en El malestar en la Civilización. Entonces, planteamos como interrogante si al psicoanálisis estaría dedicado el factor de reducción de carga que trae este proceso civilizatorio en tiempos de diversidad y extremos.

VER PROGRAMA

Información

www.spbsb.org.br
Email: spbsb@spbsb.org.br

Fepal en el Congreso de IPA - Boston, 2015

separador_negro
Fecha: 22 al 25 de Julio 2015
Lugar: World Trade Center, Boston, EE.UU.
separador_negro

Descripción

Noticias de Fepal en el 49º Congreso de la IPA, Boston, 2015

[ En portugués ]

A FEPAL teve presença significativa no 49º Congresso da IPA, em Boston, promovendo diversos encontros:

-Assembleia dos Delegados, com a presença de presidentes dos diferentes países da federação;

-Reuniões com as regiões Americana, Europeia e IPA, com os comitês ligados a FEPAL, Working Parties, ILAP e com os diretores e suplentes da atual gestão.

Estiveram em pauta, entre outros temas, o próximo Congresso Latino-americano, a importância de intercâmbios científicos entre as várias Sociedades, o andamento do trabalho em regiões onde não existem grupos psicanalíticos desenvolvidos, parcerias FEPAL/IPA, reflexões sobre formação e publicações. Cada vez mais se ressalta a especificidade do psicanalista vinculado à sua época e à cultura que pertence.

O estande da Revista Calibán tornou-se um verdadeiro ponto de encontro, onde foi ativamente divulgada a nossa publicação e o 31º Congresso Latinoamericano de Psicanálise, cujo tema é CORPO.O congresso será em Cartagena, Colômbia, de 13 a 17 de setembro de 2016.

A BiViPsil – Biblioteca Virtual de Psicanálise da Latinoamericana – de acesso gratuito, e o lançamento da versão on-line em inglês da Calibán também fizeram parte das realizações divulgadas.

O pensamento latino-americano, na sua forma singular e original, e a representação das sociedades latinas visivelmente estão ganhando corpo nos últimos anos. Dando continuidade ao trabalho das gestões anteriores, o atual presidente, Fernando Orduz, fez circular em Boston, um modelo vivo e criativo da psicanálise que vem se construindo em nossos territórios.