Fepal en el Congreso de IPA – Boston, 2015

separador_negro
Fecha: 22 al 25 de Julio 2015
Lugar: World Trade Center, Boston, EE.UU.
separador_negro

Descripción

Noticias de Fepal en el 49º Congreso de la IPA, Boston, 2015

[ En portugués ]

A FEPAL teve presença significativa no 49º Congresso da IPA, em Boston, promovendo diversos encontros:

-Assembleia dos Delegados, com a presença de presidentes dos diferentes países da federação;

-Reuniões com as regiões Americana, Europeia e IPA, com os comitês ligados a FEPAL, Working Parties, ILAP e com os diretores e suplentes da atual gestão.

Estiveram em pauta, entre outros temas, o próximo Congresso Latino-americano, a importância de intercâmbios científicos entre as várias Sociedades, o andamento do trabalho em regiões onde não existem grupos psicanalíticos desenvolvidos, parcerias FEPAL/IPA, reflexões sobre formação e publicações. Cada vez mais se ressalta a especificidade do psicanalista vinculado à sua época e à cultura que pertence.

O estande da Revista Calibán tornou-se um verdadeiro ponto de encontro, onde foi ativamente divulgada a nossa publicação e o 31º Congresso Latinoamericano de Psicanálise, cujo tema é CORPO.O congresso será em Cartagena, Colômbia, de 13 a 17 de setembro de 2016.

A BiViPsil – Biblioteca Virtual de Psicanálise da Latinoamericana – de acesso gratuito, e o lançamento da versão on-line em inglês da Calibán também fizeram parte das realizações divulgadas.

O pensamento latino-americano, na sua forma singular e original, e a representação das sociedades latinas visivelmente estão ganhando corpo nos últimos anos. Dando continuidade ao trabalho das gestões anteriores, o atual presidente, Fernando Orduz, fez circular em Boston, um modelo vivo e criativo da psicanálise que vem se construindo em nossos territórios.