A Associação Latino-Americana de Observadores de Bebês, Método Bick (ALOBB) é uma organização fundada em 6 de setembro de 2014, durante o 30º Congresso da FEPAL, em Buenos Aires, e composta por 34 instituições psicanalíticas ou não psicanalíticas que trabalham com observação de bebês em países do norte e do sul do continente americano, cujas línguas predominantes são o espanhol (Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai e México), o português (Brasil) e o inglês (EUA). O Grupo de Estudos depende da Coordenação da Infância e Adolescência da FEPAL.
Cada país tem coordenadores que representam os grupos que existem e se formam nas diferentes cidades. A ALOBB está ligada à AIDOBB – Associação Internacional para o Desenvolvimento do Método Baby Watching Bick, cuja presidente é Rosella Sandri.
Os principais objectivos são os seguintes:
-Fortalecer a difusão na América Latina do método de Observação Infantil criado por Esther Bick em 1948 e atualmente difundido em todo o mundo, que também faz parte da formação de psicanalistas em muitos países do mundo. – Promover sua aplicação nas diferentes áreas dos países latino-americanos com suas diversidades culturais e realidades sociais particulares.
-Propor uma ênfase na pesquisa do desenvolvimento emocional sob a ótica da Observação Infantil, desde o ventre materno e os primeiros anos de vida da criança.
-Estender, por meio das aplicações do método, o trabalho para a sala de aula escolar com crianças e adolescentes.