Um dos principais objetivos dos membros da comissão é sensibilizar os psicanalistas para a importância da investigação na nossa disciplina.
Para isso, são utilizadas estratégias como a elaboração de um questionário para conhecer a Visão Latino-americana da Pesquisa em Psicanálise e a realização de seminários com diferentes temas, metodologias e possibilidades para mostrar e promover a Psicanálise como Geradora de Conhecimento através da pesquisa.
Projetos em curso
Durante o ano de 2023 foram realizadas diferentes metodologias como ferramentas para a pesquisa em psicanálise, como o Seminário de Pesquisa em Psicanálise: “A Psicanálise como geradora de conhecimento”.
Foram realizadas duas edições do Seminário onde diferentes vozes apresentaram distintas metodologias como ferramentas para a pesquisa em psicanálise.
A edição de 2023 consistiu em 4 encontros nas quintas-feiras de novembro:
- “Pesquisa Psicanalítica do Caso Único” por Alejandro Tamez.
- “Estudos Qualitativos no Território” por Isabel Mansione e Diana Zac.
- “Hermenêutica, interpretação de textos e seus contextos” por Graciela Villarreal
- “Evidências da Eficácia da Psicanálise e sua Articulação com as Neurociências Contemporâneas” de Rogerio Lerner,
- Mais informações sobre o Seminário
A Comissão entregou diplomas aos participantes no Seminário, com o apoio da FEPAL, do Instituto Universitário de Saúde Mental (IUNSAM) e da Universidade de San Pablo.
A edição de 2024 foi composta por 6 reuniões que aconteceram entre abril julho. Segue-se uma lista dos encontros e das:
- “Introdução à pesquisa em psicanálise”, por Lucía Granata
- “A Psicanálise como Totem e a Investigação como Tabu” por Graciela Villarreal.
- “Bases metapsicológicas que contribuem para o diagnóstico estrutural das demandas clínicas contemporâneas“, por Horacio Rotemberg.
- “O apego precoce e a clínica psicanalítica. Contribuições da investigação empírica às intervenções precoces” de Constanza Duhalde e Clara Raznoszczyk Schejtman
- “Interação afectiva gestual em momentos de mudança: análise de um caso de teleterapia focal baseada no modelo da Terapia Interpessoal Dinâmica” por Pierina Traverso Koroleff e Carla Mantilla.
- “Que visão têm os adolescentes de hoje do feminino?” por Alejandra Gómez.
- Atendimento psicanalítico em contexto institucional universitário:uma experiência em pesquisa, por Norma Lottenberg Semer
Questionário “O que é a investigação em psicanálise?
A Comissão elaborou este instrumento de coleta de dados dirigido aos psicanalistas e aos institutos de formação. Os resultados parciais foram analisados coletivamente pelos membros da Comissão nas suas reuniões de trabalho e está sendo preparado um relatório final que analisa as respostas com tratamento estatístico para ser apresentado 35º Congresso Latino-Americano de Psicanálise.
Participação no 35º Congresso Latino-Americano de Psicanálise
A comissão terá 2 mesas de trabalho no 35º Congresso Latino-Americano de Psicanálise organizado pela FEPAL:
- “La Visión Latinoamericana sobre la Investigación en Psicoanálisis” a cargo de Graciela Villarreal, Norma Lottenberg e demais membros da pesquisa.
- Diversidade racial, de género e de classe nas instituições psicanalíticas latino-americanas” de Alejandro Tamez, Isabel Mansione e Diana Zac com a apresentação de Isabel Mansione e Diana Zac.