Comissão de Investigação

Um dos principais objetivos dos membros da comissão é sensibilizar os psicanalistas para a importância da investigação na nossa disciplina.

Para isso, são utilizadas estratégias como a elaboração de um questionário para conhecer a Visão Latino-americana da Pesquisa em Psicanálise e a realização de seminários com diferentes temas, metodologias e possibilidades para mostrar e promover a Psicanálise como Geradora de Conhecimento através da pesquisa.

Projetos em curso

Durante o ano de 2023 foram realizadas diferentes metodologias como ferramentas para a pesquisa em psicanálise, como o Seminário de Pesquisa em Psicanálise: “A Psicanálise como geradora de conhecimento”.

Foram realizadas duas edições do Seminário onde diferentes vozes apresentaram distintas metodologias como ferramentas para a pesquisa em psicanálise. 

A edição de 2023 consistiu em 4 encontros nas quintas-feiras de novembro:

  • “Pesquisa Psicanalítica do Caso Único” por Alejandro Tamez.
  •  “Estudos Qualitativos no Território” por Isabel Mansione e Diana Zac.
  • “Hermenêutica, interpretação de textos e seus contextos” por Graciela Villarreal
  • “Evidências da Eficácia da Psicanálise e sua Articulação com as Neurociências Contemporâneas” de Rogerio Lerner,
  • Mais informações sobre o Seminário

A Comissão entregou diplomas aos participantes no Seminário, com o apoio da FEPAL, do Instituto Universitário de Saúde Mental (IUNSAM) e da Universidade de San Pablo.

A edição de 2024 foi composta por 6 reuniões que aconteceram entre abril julho. Segue-se uma lista dos encontros e das:

  • “Introdução à pesquisa em psicanálise”, por Lucía Granata
  • “A Psicanálise como Totem e a Investigação como Tabu” por Graciela Villarreal.
  • “Bases metapsicológicas que contribuem para o diagnóstico estrutural das demandas clínicas contemporâneas“, por Horacio Rotemberg.
  • “O apego precoce e a clínica psicanalítica. Contribuições da investigação empírica às intervenções precoces” de Constanza Duhalde e Clara Raznoszczyk Schejtman
  • “Interação afectiva gestual em momentos de mudança: análise de um caso de teleterapia focal baseada no modelo da Terapia Interpessoal Dinâmica” por Pierina Traverso Koroleff e Carla Mantilla.
  • “Que visão têm os adolescentes de hoje do feminino?” por Alejandra Gómez.
  • Atendimento psicanalítico em contexto institucional universitário:uma experiência em pesquisa, por Norma Lottenberg Semer

Questionário “O que é a investigação em psicanálise?

A Comissão elaborou este instrumento de coleta de dados dirigido aos psicanalistas e aos institutos de formação. Os resultados parciais foram analisados coletivamente pelos membros da Comissão nas suas reuniões de trabalho e está sendo preparado um relatório final que analisa as respostas com tratamento estatístico para ser apresentado 35º Congresso Latino-Americano de Psicanálise.

Participação no 35º Congresso Latino-Americano de Psicanálise

A comissão terá 2 mesas de trabalho no 35º Congresso Latino-Americano de Psicanálise organizado pela FEPAL:

  •  “La Visión Latinoamericana sobre la Investigación en Psicoanálisis” a cargo de Graciela Villarreal, Norma Lottenberg e demais membros da pesquisa.
  • Diversidade racial, de género e de classe nas instituições psicanalíticas latino-americanas” de Alejandro Tamez, Isabel Mansione e Diana Zac com a apresentação de Isabel Mansione e Diana Zac.

Membros

Graciela Villarreal Brena
Coordinadora
Asociación Psicoanalítica Mexicana
Norma Lottenberg Semer
Coordinadora Alterna
Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo
Lucía Granata
Sociedad Psicoanalítica de Mendoza
Constanza Duhalde
Sociedad Argentina de Psicoanálisis
Pierina Traverso
Sociedad Peruana de Psicoanálisis
Vanessa Ems
Asociación Psicoanalítica de Uruguay
Horacio Rotemberg
Asociación Psicoanalítica de Buenos Aires
Alejandra Gomez
Asociación Psicoanalítica Argentina

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.