Os membros do Grupo de Psicossomática são:
Coordenadora: Adriana MeluK Orozco. Psicanalista Titular (Sociedade Colombiana de Psicanálise SOCOLPSI), Psicanalista Convidada (Associação Psicanalítica de Madrid APM), Mestre em Psicologia Psicossomática, Psicossomatologista (Sociedade Iberoamericana de Estudos Psicossomáticos SEPIA).
Co-coordenadora: Leticia Villagómez Tovar. Psicanalista com funções didácticas (Sociedade Freudiana da Cidade do México, SFCM), Doutora em Psicologia Clínica com investigação em psicossomática e transtornos alimentares, (Universidad Iberoamericana).
Secretária e membro: Olga Bechara. Membro da Função Didática da S P M, Membro da Comissão de Ensino da S P M; no cargo de Coordenadora de Seminários, Membro do Departamento de Psicossomática da S P M.
Membro: Eugenia Valdés. Psicanalista de Adultos, Associação Psicoanalítica de Santiago (APCh); Psicanalista de Crianças e Adolescentes, Associação Psicoanalítica de Santiago (APCh). Membro da Asociación Latinoamericana de Observación de bebés, Método Bick (ALOBB) e delegado de Crianças e Adolescentes da FEPAL.
Objectivos
Durante o ano de 2023, o Grupo de Psicossomática centrou-se nos seguintes objectivos de trabalho:
1.Dar continuidade ao grupo de estudo teórico clínico semanal.
O grupo reuniu-se, como proposto, uma vez por semana durante uma hora e meia. Foram realizadas quarenta e quatro reuniões. Nesta atividade é realizado todo o trabalho de estudo, leitura de casos clínicos, elaboração de trabalhos para apresentação em conferências, congressos ou actividades científicas da sociedade. É um momento de intercâmbio científico e de criação conjunta.
2. Incentivar a participação do grupo, com o seu trabalho, no Congresso da FEPAL e noutros congressos organizados pela IPA e por sociedades psicanalíticas de todo o mundo.
O enfoque foi nas conseqüências psicossomáticas de pacientes e analistas em situações de “linha de frente” (conforme o tema do congresso da IPA), manejo técnico do trabalho com pacientes psicossomáticos em crianças, somatização e hipocondria.
Assim, com a abordagem proposta, centrámos o nosso interesse em problemas actuais que constituem desafios para os analistas, e no nosso caso para o analista, onde as respostas ou acções corporais são o modelo predominante de funcionamento, e onde a mente responde de forma incipiente, desorganizada, fragmentada ou anulada.
3.Manter um contacto ativo e colaborar com as actividades das sociedades da Federação.
O Grupo de Psicossomática participou nas seguintes actividades:
- X Simpósio. A psicanálise, uma aventura no desconhecido. Realizado nos dias 6 e 7 de outubro de 2023 pela Sociedade Psicanalítica de Mendoza, Argentina. Apresentação do artigo: Lo infantil en el desamor: Desamparo psíquico y psicosomática (Autoras: Olga Bechara, Miriam Jacobson, Adriana Meluk, Eugenia Valdés e Leticia Villagómez).
- Conferência da APA “O campo psicossomático hoje”. Realizado em 1 e 2 de setembro de 2023 pela Asociación Psicoanalítica de Argentina.
- Apresentação de “Transtornos alimentares”. É um trabalho da Dra. Leticia Villagómez apresentado em 4 de julho de 2023 no Departamento de Psicossomática da Associação Psicanalítica Argentina, APA. Também foi apresentada em 25 de agosto de 2023 em uma atividade do ILAP.
- Atividade “Psicossomática a partir de diferentes autores: Nasio, Marty e Liberman”. Realizada em 23 de junho de 2023 pela Associação Psicanalítica Argentina.
- Evento científico “O Ego e o Ego. Ler os manuscritos. Abertura nas origens”. Realizado em 27 e 28 de maio de 2023 pela Sociedade Freudiana da Cidade do México.
- Apoio à criação do Grupo de Psicossomática da SFCM. A proposta foi aprovada pelo Comité Diretivo da SFCM e teve início no primeiro trimestre de agosto de 2021.
- Apresentação de comunicações. Por um lado, “Transitoriedades e incertezas no tratamento de uma criança com cancro” de Eugenia Váldez na Asociación Psicoanalítica Chilena). Por outro lado, “Tropismos. A procura de um objeto para criar e ser criado” de Olga Bechara.
- Outros encontros. Foram mantidos contactos activos com psicossomatologistas de todo o mundo, especialmente com os grupos que operam na Argentina, Paris e Espanha. Estas relações levaram-nos a ser convidados para várias das suas actividades académicas como assistentes e para apresentar trabalhos realizados pelo grupo.
4.Manter o contacto e informar ativamente nas redes de divulgação para contactar com colegas e outros profissionais de saúde e fornecer informações sobre o que é a psicossomática do ponto de vista da psicanálise, o seu campo de ação e benefícios para os pacientes.
5.Continuar com a elaboração do livro do trabalho do grupo e dos seus membros e incentivar a publicação de artigos em revistas científicas.
Estamos a trabalhar na redação de um livro com as comunicações apresentadas em diferentes congressos onde se reflecte o pensamento e a forma de trabalhar do Grupo. Neste momento, foram revistas 18 comunicações do grupo e individuais com a intenção de as apresentar no 35º Congresso da FEPAL relacionadas com os temas do fanatismo e da psicossomática.