Psicossomática

Os membros do Grupo de Psicossomática são:

Coordenadora: Adriana MeluK Orozco. Psicanalista Titular (Sociedade Colombiana de Psicanálise SOCOLPSI), Psicanalista Convidada (Associação Psicanalítica de Madrid APM), Mestre em Psicologia Psicossomática, Psicossomatologista (Sociedade Iberoamericana de Estudos Psicossomáticos SEPIA).

Co-coordenadora: Leticia Villagómez Tovar. Psicanalista com funções didácticas (Sociedade Freudiana da Cidade do México, SFCM), Doutora em Psicologia Clínica com investigação em psicossomática e transtornos alimentares, (Universidad Iberoamericana).

Secretária e membro: Olga Bechara. Membro da Função Didática da S P M, Membro da Comissão de Ensino da S P M; no cargo de Coordenadora de Seminários, Membro do Departamento de Psicossomática da S P M.

Membro: Eugenia Valdés. Psicanalista de Adultos, Associação Psicoanalítica de Santiago (APCh); Psicanalista de Crianças e Adolescentes, Associação Psicoanalítica de Santiago (APCh). Membro da Asociación Latinoamericana de Observación de bebés, Método Bick (ALOBB) e delegado de Crianças e Adolescentes da FEPAL.

Objectivos

Durante o ano de 2023, o Grupo de Psicossomática centrou-se nos seguintes objectivos de trabalho:

1.Dar continuidade ao grupo de estudo teórico clínico semanal.

O grupo reuniu-se, como proposto, uma vez por semana durante uma hora e meia. Foram realizadas quarenta e quatro reuniões. Nesta atividade é realizado todo o trabalho de estudo, leitura de casos clínicos, elaboração de trabalhos para apresentação em conferências, congressos ou actividades científicas da sociedade. É um momento de intercâmbio científico e de criação conjunta.

2. Incentivar a participação do grupo, com o seu trabalho, no Congresso da FEPAL e noutros congressos organizados pela IPA e por sociedades psicanalíticas de todo o mundo.

O enfoque foi nas conseqüências psicossomáticas de pacientes e analistas em situações de “linha de frente” (conforme o tema do congresso da IPA), manejo técnico do trabalho com pacientes psicossomáticos em crianças, somatização e hipocondria.
Assim, com a abordagem proposta, centrámos o nosso interesse em problemas actuais que constituem desafios para os analistas, e no nosso caso para o analista, onde as respostas ou acções corporais são o modelo predominante de funcionamento, e onde a mente responde de forma incipiente, desorganizada, fragmentada ou anulada.

3.Manter um contacto ativo e colaborar com as actividades das sociedades da Federação.

O Grupo de Psicossomática participou nas seguintes actividades:

  • X Simpósio. A psicanálise, uma aventura no desconhecido. Realizado nos dias 6 e 7 de outubro de 2023 pela Sociedade Psicanalítica de Mendoza, Argentina. Apresentação do artigo: Lo infantil en el desamor: Desamparo psíquico y psicosomática (Autoras: Olga Bechara, Miriam Jacobson, Adriana Meluk, Eugenia Valdés e Leticia Villagómez).
  • Conferência da APA “O campo psicossomático hoje”. Realizado em 1 e 2 de setembro de 2023 pela Asociación Psicoanalítica de Argentina.
  • Apresentação de “Transtornos alimentares”. É um trabalho da Dra. Leticia Villagómez apresentado em 4 de julho de 2023 no Departamento de Psicossomática da Associação Psicanalítica Argentina, APA. Também foi apresentada em 25 de agosto de 2023 em uma atividade do ILAP.
  • Atividade “Psicossomática a partir de diferentes autores: Nasio, Marty e Liberman”. Realizada em 23 de junho de 2023 pela Associação Psicanalítica Argentina.
  • Evento científico “O Ego e o Ego. Ler os manuscritos. Abertura nas origens”. Realizado em 27 e 28 de maio de 2023 pela Sociedade Freudiana da Cidade do México.
  • Apoio à criação do Grupo de Psicossomática da SFCM. A proposta foi aprovada pelo Comité Diretivo da SFCM e teve início no primeiro trimestre de agosto de 2021.
  • Apresentação de comunicações. Por um lado, “Transitoriedades e incertezas no tratamento de uma criança com cancro” de Eugenia Váldez na Asociación Psicoanalítica Chilena). Por outro lado, “Tropismos. A procura de um objeto para criar e ser criado” de Olga Bechara.
  • Outros encontros. Foram mantidos contactos activos com psicossomatologistas de todo o mundo, especialmente com os grupos que operam na Argentina, Paris e Espanha. Estas relações levaram-nos a ser convidados para várias das suas actividades académicas como assistentes e para apresentar trabalhos realizados pelo grupo.

4.Manter o contacto e informar ativamente nas redes de divulgação para contactar com colegas e outros profissionais de saúde e fornecer informações sobre o que é a psicossomática do ponto de vista da psicanálise, o seu campo de ação e benefícios para os pacientes.

5.Continuar com a elaboração do livro do trabalho do grupo e dos seus membros e incentivar a publicação de artigos em revistas científicas.

Estamos a trabalhar na redação de um livro com as comunicações apresentadas em diferentes congressos onde se reflecte o pensamento e a forma de trabalhar do Grupo. Neste momento, foram revistas 18 comunicações do grupo e individuais com a intenção de as apresentar no 35º Congresso da FEPAL relacionadas com os temas do fanatismo e da psicossomática.

Membros

Adriana Meluk Orozco
Coordinadora
Psicoanalista titular (Sociedad Colombiana de Psicoanálisis SOCOLPSI) Psicoanalista invitada (Asociación Psicoanalítica de Madrid APM), Máster en Psicología Psicosomática, Psicosomatóloga (Sociedad de estudios psicosomáticos iberoamericana SEPIA).
Leticia Villagomez Tovar
Co-coordinadora
Psicoanalista con funciones didácticas (Sociedad Freudiana de la Ciudad de México, SFCM), Doctora en Psicología Clínica con investigaciones en padecimientos psicosomáticos y de la alimentación, (Universidad Iberoamericana).
Olga Bechara
Secretaria y Vocal
Miembro Titular en Función Didáctica en la S P M, Miembro de la Comisión de Enseñanza de la S P M; en el cargo de Coordinador de Seminarios, Miembro del Departamento de Psicosomática de la S P M.
Eugenia Valdes
Vocal
Psicoanalista de adultos de Asociación Psicoanalítica de Santiago (APCh) Psicoanalista de Niños y Adolescentes de Asociación Psicoanalítica de Santiago (APCh). Miembro de Asociación Latinoamericana de Observación de bebés, Método Bick (ALOBB) y delegada de Niños y Adolescente de FEPAL.

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.